O Estado americano de Maine se tornou nessa última quarta-feira, dia 6 de maio, o terceiro estado do país a legalizar o casamento gay. O projeto de lei, que havia sido aprovado na terça, dia 5, pela Câmara de Representantes por 89 votos a favor contra 57, foi sancionado pelo governador John Baldacci.
"Esse é um caso emocionante que tocou profundamente muitos dos mais importantes ideais. Existem boas, sérias e honestas pessoas de ambos lados da questão. No passado, eu fui contra o casamento gay e apoiei a ideia da união civil. Eu agora acredito que esta é uma questão de lealdade e de igualdade de direitos sob a lei, e que a união civil não é igual ao casamento", afirmou Baldacci.
Apesar da aprovação da lei, o governador esclareceu que a discussão sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo ainda não acabou. "Eu reconheço que esta não será a última palavra. Como a constituição de Maine declara que todas as pessoas devem ser tratadas igualmente perante a lei, isto também dá garantia de que a força política no estado depende das pessoas".
Evan Wolfson, diretor executivo da Freedom to Marry Coalition, acredita que nos próximos meses "veremos provavelmente campanhas antigays" organizadas por organizações conservadoras de Maine.
Acredita-se que existam cerca de 4650 casais do mesmo sexo vivendo em Maine, segundo dados do Williams Institute. Ainda segundo os dados, metade destes casais pretende se casar em algum dos três primeiros anos em que a lei estiver em vigor no estado.
Além de Maine, atualmente nos Estados Unidos o casamento gay é permitido nos Estados de Massachusetts, Connecticut, Vermont e Iowa.
Veja também:
EUA: Vermont é o quarto estado a legalizar o casamento gay
EUA: Suprema Corte de Iowa aprova casamento gay
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário